Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2016

BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FISICOS


Hoje em dia é sabido a importância da atividade física de um modo geral para todos. Para o idoso, para a criança, para as mulheres e homens trabalhadores, deficientes físicos e mentais. A atividade física tem efeitos benéficos para a saúde física e mental, promovendo o bem-estar e aumentando a qualidade de vida.


Confira os principais benefícios da prática regular de exercícios No corpo.


CABEÇA

Uma corrida, por exemplo trás muitos benefícios para a região cerebral, melhora o funcionamento do sistema nervoso central, é um dos fatores chave para a produção de neurônios nas regiões associadas a aprendizagem e memória. Melhora a qualidade do sono, autoestima, cognição, facilita a aprendizagem, reduz o risco de depressão,estresse e ansiedade.


CORAÇÃO 

Melhora a capacidade circulatória e a vascularização, levando a um melhor controle da pressão arterial e a redução da frequência cardíaca de repouso. Auxilia no controle dos fatores de riscos das doenças, cardiovasculares como: obesidade, colesterol e diabetes.


PULMÃO

Melhora a capacidade pulmonar e a capacidade de consumo de oxigênio, a resistência respiratória e fortalecimento da musculatura.


COLUNA LOMBAR

Fortalece os músculos protetores da coluna lombar. Uma corrida, por exemplo, aumenta a sobrecarga articular, por isso, é preciso manter a musculatura lombar abdominal fortalecida e alongada.


QUADRIL
Fortalece musculatura do glúteo, melhora a biomecânica do movimento e aumenta a estabilidade, da musculatura quadril o que ajuda a prevenir lesões nessa região.


JOELHO

Fortalece Musculatura estabilizadora do joelho e melhora biomecânica do movimento.


TORNOZELO

Exercício de fortalecimento da musculatura ao redor tornozelo evitam a sobrecarga dos tendões e ajudam na estabilidade do tornozelo. execícios de alongamento são importantes na prevenção e tratamento de lesões que ocorram nesta região.


Confira os principais benefícios da prática regular de exercícios e motive-se para dar início a uma atividade:

1) Exercício ajuda a diminuir e controlar o peso.

2) Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade.

3) Melhora os níveis de colesterol sanguíneo.

4) Aumenta as taxas do bom colesterol.

5) Aumenta a resistência muscular.

6) Tendões e ligamentos ficam mais flexíveis.

7) Exercício traz bem-estar mental e ajuda a tratar a depressão.

8) Alivia o estresse e a ansiedade.

9) Combate a insônia.

10) Atividades físicas ajudam a produzir serotonina – o hormônio do bem-estar.

Com tantos benefícios não tem como não querer movimentar o corpo. Saiba que nunca é tarde para começar uma atividade física.

Consulte um médico para checar a sua saúde e escolha uma atividade que você goste.



Movimente-se! A atividade física é essencial para quem busca beleza, saúde e bem-estar. A prática frequente de exercícios, além de auxiliar na queima calórica, beneficia o sistema cardiovascular, respiratório, ósseo e muscular. Além disso, durante a prática dos exercícios, nosso corpo libera substâncias que são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Com isso, é mais fácil vencer o estresse e certamente ficamos mais saudáveis e de bem com a vida.
Lembre-se que o importante é fazer sempre uma atividade que lhe dê prazer, sozinho ou em grupo. Abandone o comodismo e as desculpas! Invista em você e em seu bem-estar! Caminhe, corra, nade, saia para dançar, pedalar ou passear como cachorro.
 Crie um novo estilo de vida! Movimente-se!

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário