Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Causas da insônia

Insônia e problemas no sistema reprodutor

A insônia pode resultar de problemas no sistema reprodutor masculino ou feminino, embora causas específicas sejam únicas para cada sexo.

Menopausa
Ao se aproximar da menopausa, os níveis de hormônio da mulher começam a mudar. Essa mudança provoca o desequilíbrio entre os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) e é responsável pelo aumento de transtornos do sono. Como se as ondas de calor, secura vaginal e osteoporose não fossem suficientes, a insônia também é uma ocorrência comum durante a menopausa. Variações hormonais podem causar insônia indiretamente como resultado de freqüentes ondas de calor e sudorese noturna durante a menopausa.

Hormônios masculinos e problemas do sono Embora os homens tenham uma versão leve de menopausa, a andropausa, eles também passam por uma mudança de hormônios parecida. A diminuição de testosterona pode resultar em transtornos do sono, especialmente com idade avançada, quando a produção desse hormônio cai bruscamente.

Gestação
A gestação pode interferir temporariamente no sono tranqüilo por uma série de razões. 
  • aumento da necessidade de urinar durante a noite;
  • os chutes do bebê que podem acordar a mãe;
  • náusea e/ou azia;
  • hemorróidas;
  • cãibras nas pernas e síndrome das pernas inquietas;
  • desconforto em muitas posições para dormir, especialmente nos últimos três meses da gestação.
A maioria desses sintomas associados à gestação desaparecerá logo após o nascimento do bebê. Mas é exatamente após o parto que realmente começa a perda de sono, pelo menos por um determinado tempo. Os melhores tratamentos para as interrupções do sono devido à amamentação são cochilos freqüentes durante o dia e a ajuda de outras pessoas.

Mesmo com ajuda, cuidar de um recém-nascido é estressante. Descubra na próxima seção como o estresse pode causar a insônia.

Insônia, estresse e humor

O estresse e o humor são complicados, e a relação entre cada um deles e o sono também é complicada. Em algumas pessoas, entretanto, o estresse e os transtornos do humor podem causar insônia.

Estresse O estresse também tem um grande efeito sobre o sono. Entende-se melhor o estresse como uma reação a um estímulo externo (como uma situação difícil no trabalho ou um casamento se aproximando) ou a um estímulo interno (doença ou dor), ou a ambos. As pessoas reagem ao estresse de maneiras diferentes. Algumas, especialmente jovens, usam o sono como uma fuga para situações emocionais desagradáveis e podem passar uma grande parte do dia na cama. Nessas circunstâncias, o sono pode ocupar 12 horas do dia, ou mais. Outras acham que o estresse leva à insônia.

É importante lembrar que o estresse pode se originar de situações positivas e negativas. Formaturas, casamentos, férias e outros acontecimentos agradáveis podem causar estresse e também ansiedade, podendo também afetar o sono. A insônia relacionada a esses tipos de acontecimentos geralmente desaparece quando o evento termina.

Para limitar o efeito que o estresse tem sobre seu sono, você precisa aprender a lidar com a maneira como seu organismo reage a ele.

Transtornos do humor Você sabia que a depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais podem afetar seu sono? O inverso também acontece: dormir mal pode causar depressão, ansiedade, irritabilidade e mesmo mudanças na personalidade. Às vezes, tudo acontece ao mesmo tempo, resultando em um ciclo muito difícil de quebrar. Entender a possível ligação entre os trasntornos do sono e os transtornos do humor pode ajudar você a chegar à origem dos dois problemas.

A depressão e a ansiedade são os problemas que mais interferem no sono. Existem muitos tipos de depressão e diferentes maneiras com que podem afetar os padrões do sono. No chamado transtorno bipolar pode ocorrer uma forma extrema de insônia em que a pessoa dorme somente quatro horas ou menos por noite. A falta de sono provoca, em vez de tristeza, uma euforia exagerada e potencialmente perigosa.

Se você acha que um transtorno do humor está afetando seu sono e os sintomas persistirem por mais de três semanas, é aconselhável procurar um profissional. A primeira consulta deve ser com seu médico, que deve examinar você. Se não for encontrado nenhum problema físico, então, você deve procurar um terapeuta para ajudar você com seu possível transtorno do humor. Normalmente, seu médico pode indicar um bom terapeuta.

Algumas pessoas nessas condições podem estar sendo medicadas. Infelizmente, como verá na próxima seção, essas substâncias controladas também podem causar insônia. 

Insônia e substâncias controladas

Uma variedade de substâncias controladas, desde as legalmente permitidas até as prejudiciais à saúde, pode causar insônia.

Efeitos colaterais dos medicamentos As interrupções do sono também podem ser causadas por medicamentos. Se você estiver tomando esteróides, diuréticos, inibidores de apetite ou remédios para alergias, dor, asma, dornça cardiovascular ou doença de Parkinson, leia a bula ou converse com seu médico sobre possíveis alterações do sono que podem ocorrer.

Existem também medicamentos que, quando tomados sozinhos, não produzem nenhum efeito sobre o sono, mas que quando usados com outros medicamentos podem causar transtornos do sono. Se você suspeitar que qualquer medicamento, de venda livre ou com receita, que está tomando esteja interrompendo seu sono, converse com seu médico.

Cafeína O café contém cafeína e algumas pessoas bebem café não só após acordar, mas também para se manterem ativas durante o dia, ou para permanecerem acordadas durante a noite. Não há nenhum mal em uma ou duas xícaras de café pela manhã. E existem algumas pessoas que podem continuar tomando café durante todo o dia sem terem problemas de sono.
Se você está dormindo bem à noite e permanece bem disposto durante o dia, provavelmente não precisa ajustar sua ingestão de cafeína. Mas se tem problemas para dormir à noite, você deve tentar reduzir seu consumo.
Por outro lado, se você consegue dormir mesmo tomando uma xícara de café à noite, mas tem que se arrastar durante o dia apoiando-se no café, provavelmente você está cansado demais. Toda a cafeína ingerida pode tornar seu sono mais leve, prejudicando seu descanso noturno. Assim, faça um favor a si mesmo e limite seu consumo de cafeína.

As pessoas que excedem esse consumo aumentam sua tolerância com o tempo, aumentando assim a necessidade de ingerir mais cafeína para se manterem acordadas. Mas uma tolerância mais alta não ameniza o fato de a cafeína atrapalhar o sono.

Tente evitar cafeína por pelo menos seis horas antes de se deitar. Saiba que ela também é encontrada no chá, em refrigerantes, em chocolates e em alguns medicamentos vendidos livremente. Alguns têm cafeína suficiente para afetar seu sono.

Tabaco O cigarro não só contribui para inúmeras doenças, como também para a perda do sono. Estudos demonstram que pessoas que fumam muito têm um risco maior de insônia do que os não-fumantes. Os fumantes demoram mais para pegar no sono e acordam mais durante a noite. Na verdade, a tosse provocada hábito de fumar tem se mostrado uma das principais causas de trasntornos do sono.

Mesmo as pessoas que fumam em média um maço, ou menos, por dia, ficam acordadas durante uma parte maior da noite do que os não-fumantes.

Se você decidir parar de fumar, no começo, poderá ter problemas para dormir. Mas não deixe isso desencorajá-lo a largar o hábito. Um horário regular de sono, uma dieta adequada, atividades físicas e redução do estresse podem ajudar você a deixar esse hábito, bem como a ter uma boa noite de sono. Você também pode pedir ajuda a seu médico para largar esse vício.

Álcool O álcool talvez seja a droga usada com mais freqüência para dar sono, até mais do que alguns remédios. É verdade que o álcool pode ajudar a dar sono mais rapidamente, mas os efeitos não vão além das primeiras horas da noite. Após esse período, o corpo sente falta do álcool e o sono fica mais leve durante a segunda metade da noite.

Usar álcool como ajuda para dormir pode levar a outros problemas, como uso excessivo ou até mesmo alcoolismo. O processo pode começar inocentemente - digamos, com um copo de vinho à noite. Mas como o álcool provoca o despertar durante a noite, há uma tendência de se beber mais para que isso não ocorra. O consumo elevado de álcool atrapalha mais o sono e acaba ocorrendo um círculo vicioso: menos sono, mais bebida. Com o tempo, o álcool passa a ser o problema.

A bebida também pode afetar a respiração da pessoa durante o sono. O álcool provoca roncos mais fortes e pode causar pequenas paradas respiratórias, que acordam a pessoa. Em uma pessoa com apnéia do sono, que já tem muitas paradas durante a noite, o álcool faz com que essas paradas sejam mais longas e mais freqüentes e, conseqüentemente, mais perigosas.
Em contraste com essas substâncias controladas, aprenda na próxima seção como algo tão natural como os ritmos circadianos pode afetar o sono. 


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário