Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Outras causa da insônia e como obter ajuda para tratar


Insônia e distúrbios do ritmo circadiano

ritmo circadiano é um mecanismo do corpo para ajustar o relógio biológico. O corpo tem um tipo de marcapasso interno, ou relógio, centralizado no cérebro. Esse relógio governa o apetite e o sono, e o cérebro gosta de se manter no horário com base nesse relógio.
Mas o que acontece se seu estilo de vida está fora de sincronia com seu relógio biológico? E se você precisa ficar acordado e trabalhando quando seu cérebro manda seu corpo dormir? Algumas interrupções do sono podem levar a um conflito entre o relógio biológico e seu estilo de vida. Essas alterações secundárias do sono são chamadas de distúrbios do ritmo circadiano. Dois dos exemplos mais comuns de alterações do ritmo circadiano são o jet lag e o trabalho noturno.

Uma boa maneira de entender o quanto seu relógio biológico pode ser "teimoso" e o quanto é difícil ajustá-lo, é saber que o relógio também afeta comportamentos, como o apetite. Não é porque você muda repentinamente seus horários de comer que seu corpo sentirá fome automaticamente nos novos horários. Da mesma forma, não é porque você muda de um emprego diurno para um que mantenha você trabalhando até às 2h da madrugada que seu corpo se ajustará automaticamente a esse novo horário de dormir e acordar.

Seu relógio circadiano pode se ajustar, mas isso, geralmente, leva algum tempo. Se você mudar seu horário de dormir, seu corpo se ajustará, mas só se você o mantiver dentro dos novos horários de dormir e acordar. Além disso, parece que o corpo se adapta melhor se o horário de dormir mudar para mais tarde do que para mais cedo. Como você aprenderá logo, essa parece ser a razão pela qual, quando se viaja através de fusos horários, você se adapta mais facilmente quando vai de leste para oeste.

O tratamento de distúrbios do ritmo circadiano freqüentemente envolve uma combinação de cronoterapia (mudando gradualmente o horário de dormir, para mais cedo ou para mais tarde) e terapia com luz (expondo-se à luz solar para reajustar o relógio biológico e reforçar o horário de ficar acordado). Por exemplo, se seu corpo pede para dormir até mais tarde de manhã, mas você precisa acordar mais cedo, tente mudar gradualmente seu horário de dormir e se expor à luz do sol bem cedo para ajudar a reajustar seu ciclo de dormir e acordar.

O jet lag é uma causa particularmente teimosa da insônia. Veja:

Insônia e jet lag

As pessoas que viajam sabem como a mudança de fusos horários pode afetar os padrões do sono. Apesar da infinidade de dicas e técnicas sobre como prevenir o jet lag, a única maneira de combatê-lo é começar ajustando o relógio biológico dias antes de viajar. Isso significa alterar gradualmente seus horários de dormir e de acordar. Mas, isso definitivamente funciona.
Primeiro, você deve verificar se no seu destino o seu horário estará adiantado ou atrasado. Comece ajustando seus horários de dormir e de acordar vários dias antes de sua viagem, de acordo com o número de fusos horários que você vai atravessar.
Pesquisas demonstram que para cada fuso horário que se atravessa, é necessário pouco menos de um dia para ajustar o relógio biológico. Assim, tudo o que você fizer antes de viajar para ajustar seus horários de dormir e de acordar será válido.
Para a viagem no sentido leste, para cada hora a mais de fuso horário, você deve dormir a cada dia uma hora mais cedo. Para se preparar para a viagem no sentido oeste, você simplesmente deve aplicar o princípio inverso, indo para a cama uma hora mais tarde. É bem conhecido entre os viajantes o fato de que para a maioria das pessoas parece ser mais fácil a adaptação quando se viaja de leste a oeste do que no sentido contrário.
Infelizmente, tal procedimento se torna difícil para aqueles que atravessam mais de seis fusos horários. Você só pode ajustar seu horário de dormir antes de ele se tornar incômodo de outras formas. Nessas situações mude seu horário tanto quanto for prático fazê-lo antes da partida. Quando chegar ao destino, comece imediatamente a agir de acordo com o horário local, isto é, durma durante a noite e levante e mantenha-se ativo durante o dia.
Embora você provavelmente sinta alguns sintomas do jet lag por pelo menos alguns dias, você se sentirá melhor do que se não tivesse feito absolutamente nenhum ajuste. Uma outra boa mudança, não importa em que direção você vai viajar, é ter umas duas noites de bom sono antes de partir.
Turnos de trabalho à noite também podem afetar o seu sono. veja:

Insônia e trabalho noturno

O trabalho noturno pode causar insônia por tornar quase impossível o sono em um horário regular.


Trabalho em turnos não são naturais para nosso organismo. Nossos corpos são programados para trabalharem de dia e em um horário regular. Trabalhar em horários artificiais com horas à noite tem suas conseqüências. Pessoas que têm essa rotina tendem a dormir mal e, quando estão acordadas, têm sua capacidade de atenção diminuída. Também sofrem mais acidentes, são menos eficientes no trabalho e têm mais estresse em casa.


Infelizmente, não existe uma solução perfeita para pessoas que trabalham regularmente no turno da noite, mas a seguir estão algumas dicas que podem ajudar. 
  • Escolha um horário para dormir que minimize a separação entre você e sua família. E reserve algum tempo todos os dias para passar com seu cônjuge e/ou filhos.
  • Ao decidir quando vai dormir, mantenha esse horário o mais regular possível, mesmo nos fins de semana ou nos dias de folga.
  • Planeje suas atividades de modo que elas não interfiram no seu sono. Por exemplo, se você dorme logo após o trabalho, seja cliente de um banco que tenha um horário noturno.
  • Como regra, limite o sono a um único período longo em vez de períodos mais curtos com pequenos cochilos.
  • Minimize as perturbações comuns do dia, como telefone, campainha e outras. Se necessário, arranje um pager que sua família possa usar para entrar em contato em caso de emergência.
  • Impeça a entrada do som externo ligando algum aparelho com ruído ou usando fones de ouvido.
  • Não deixe o sol bater na cama ou use máscara de dormir, e evite ao máximo a entrada de claridade na hora de dormir.
Seguindo essas sugestões, você poderá aliviar o desgaste que o turno da noite causa em você e em sua família.


Para mais informações, você pode conversar com um especialista. Amanhã, você saberá quem poderá ajudar você e como.



Como obter ajuda para tratar a insônia

Para obter ajuda para tratar a insônia, você deve consultar um médico. Assim, ele poderá encaminhar você a um especialista ou uma clínica do sono.

Antes de agendar sua primeira visita com um especialista, você provavelmente terá que preencher um questionário e um relatório completo sobre sua rotina de sono. Na primeira consulta, o especialista analisará suas informações e fará algumas perguntas para tentar compreender condições físicas, psicológicas e sociais que podem fazer parte de seu problema para dormir. 
Para diagnosticar certas alterações do sono, como a narcolepsia, o especialista pode fazer testes ou providenciar para que você durma uma noite no laboratório para que seus padrões de sono possam ser monitorados. Assim que for feito um diagnóstico, ele poderá discutir com você as descobertas e os possíveis tratamentos, ou passar essas informações para seu médico, de modo que vocês possam escolher as opções de tratamento mais adequadas ao seu caso.
A insônia pode reduzir seriamente sua qualidade de vida. Agora, você sabe onde procurar ajuda e usando esse artigo para ajudar a determinar o que está causando sua insônia, você estará bem próximo de conseguir uma boa noite de sono. 





Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário