Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sonambulismo e Terrores noturnos ( distúrbios do sono)


Sonambulismo

Para muitas pessoas, o sonambulismo invoca a cena de algum filme de Hollywood, onde o sonâmbulo, de olhos vidrados e braços estendidos para frente, caminha ereto, como um monstro, sem noção de suas ações.
Embora o filme dramatize o transtorno real do sonambulismo, algumas características coincidem. Por exemplo, os sonâmbulos parecem acordados (seus olhos ficam abertos), mas estão na fase mais profunda do sono (quarto estágio). Eles podem andar por entre os móveis e objetos e, em alguns casos, até executarem tarefas básicas, como abrir portas. E podem resistir se forem impedidos.

Pesquisadores acreditam que o sonambulismo tem uma ligação genética e resulta de um desenvolvimento incompleto do cérebro em certos indivíduos. Estresse, febre, privação do sono e epilepsia são causas conhecidas de sonambulismo. O sonambulismo parece ser mais comum entre crianças. Aproximadamente, de 10 a 15% das crianças com idade entre 5 e 12 anos têm pelo menos um episódio de sonambulismo na vida.
Na maioria dos casos, o sonambulismo desaparece após a adolescência. O tratamento para crianças mais velhas e adultos pode incluir uma variedade de medicamentos, bem como hipnoterapia. Adultos sonâmbulos podem estar sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático ou outra doença psiquiátrica que pode necessitar de tratamento com medicamentos controlados, hipnoterapia, técnicas de controle do estresse e psicoterapia.

Como o sonambulismo, o terror noturno também atormenta as pessoas quando estão completamente adormecidas. Saiba o que é esse problema e como ele se diferencia dos pesadelos na próxima seção.

Terrores noturnos

Os terrores noturnos (também chamados de terrores do sono) são momentos assustadores em que a pessoa grita, chora e até pula da cama quando ainda está totalmente adormecida. Esses episódios podem ser muito desagradáveis para as pessoas que estiverem próximas e podem até resultar em ferimento em alguém. A pessoa pode acordar somente depois de ter ocorrido o incidente e não se lembrar de nada.

Você pode lembrar que, no sono não-REM, os movimentos físicos não são limitados como no sono REM. Como o sonambulismo e os terrores noturnos ocorrem durante o sono NREM, a pessoa pode se movimentar livremente enquanto está tecnicamente dormindo. Os terrores noturnos geralmente são confundidos com pesadelos, mas não são a mesma coisa (veja o box abaixo).

Aproximadamente, 3% dos adultos e 15% das crianças e adolescentes têm terrores noturnos. Acredita-se que os terrores noturnos ocorrem quando há uma interrupção no sistema nervoso, freqüentemente causada por estresse, privação do sono ou quando se dorme em um ambiente estranho.
Alguns especialistas do sono acreditam que o sonambulismo e os terrores noturnos são duas manifestações do mesmo transtorno, sendo o sonambulismo a forma mais moderada, e os terrores noturnos, a mais grave. Nas crianças, esse transtorno normalmente desaparece quando crescem. O tratamento para terrores noturnos em adultos pode incluir as mesmas abordagens usadas para adultos sonâmbulos: medicamentos controlados, hipnoterapia, psicoterapia e técnicas de controle do estresse.

Embora os terrores noturnos possam interromper o sono, algumas pessoas têm mesmo dificuldade para pegar no sono. Na próxima seção, você verá os vários tipos de insônia.
Terrores noturnos x pesadelos 

Os terrores noturnos ocorrem no sono não-REM, enquanto os pesadelos (também chamados de ataques de ansiedade no sonho) ocorrem no REM. Você deve lembrar que os sonhos só ocorrem no sono REM e, quando você está sonhando, seu corpo é fisicamente incapaz de se mover.
Assim, se você estiver tendo um pesadelo, não irá conseguir pegar aquele taco de baseball no armário do quarto para afastar seus agressores imaginários. O ato de sair da cama ou gritar ou chorar durante o sono tem mais chances de ser terror noturno do que pesadelo.








http://saude.hsw.uol.com.br

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário