Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

"Insônia" azia e Micção noturna

Insônia e azia

A maioria de nós já teve aquela sensação de queimação ou dor persistente no meio do peito, que conhecemos como azia. Apesar de seu nome em inglês (heartburn), azia não tem nada a ver com o coração. Ela é provocada quando o esôfago, o tubo que liga a boca ao estômago, é exposto ao conteúdo altamente ácido do estômago.
Quando isso ocorre, diz-se que há um refluxo do que há no estômago para o esôfago. É esse forte ácido no esôfago que causa a sensação de queimação. Além da queimação, você pode sentir um gosto amargo na boca e fortes acessos de tosse, ambos devido ao refluxo ácido.


O refluxo normalmente ocorre quando se está deitado. Nessa posição, a força da gravidade não ajuda a levar o alimento que está no estômago para o intestino delgado, que é para onde ele deve ir. Como geralmente dormimos na posição horizontal, o refluxo é mais comum durante a noite. A apnéia do sono também pode provocar refluxo através de efeito de sifão, que puxa o conteúdo do estômago para o esôfago.


Se você tiver refluxo regularmente, deve procurar um médico. É possível que ele recomende algumas mudanças na sua dieta e no seu estilo de vida, como:
  • evitar o álcool;
  • evitar alimentos muito condimentados e outros alimentos que normalmente provocam azia, como chocolate, hortelã e café;
  • controlar o peso;
  • controlar o estresse;
  • não fazer refeições pesadas até três horas antes de se deitar;
  • deitar depois de pelo menos uma hora após a refeição.
Uma técnica que pode ajudar é elevar a cabeça à noite para deixar que a gravidade faça seu trabalho. Isso pode ser feito colocando-se calços debaixo dos pés da cama do lado da cabeceira. Outra opção é colocar diversos travesseiros sob a cabeça e ombros para elevar a parte superior do corpo na hora de dormir (mas cuidado para não dobrar demais o pescoço).
Você também pode pensar em uma cama ajustável eletronicamente, como as usadas em hospitais. Embora certamente seja uma opção mais cara do que alguns travesseiros, alguns planos de saúde cobrem a despesa com a cama regulável se for necessária para algum problema de saúde. Se a apnéia for a causa da azia, ela precisa ser tratada.


Uma outra função do corpo também pode causar insônia. Descubra na agora  como a necessidade freqüente de urinar pode prejudicar o sono. 

Insônia e micção noturna

Urinar durante a noite pode causar insônia, mas pode ser um sintoma de doenças mais graves. Na pior das hipóteses, pode ser um sintoma de próstata aumentada ou de diabetes. Mesmo na melhor das hipóteses, ter que acordar para urinar pode ser frustrante e pode deixar você cansado.


Viagens noturnas constantes ao banheiro podem simplesmente significar que você consumiu líquido demais naquela noite. E, certamente, a necessidade de urinar uma vez durante a noite não é motivo para preocupação. Mas é preciso uma investigação quando se urina duas ou mais vezes todas as noites.


Antes de mais nada, cada viagem ao banheiro significa que você tem que acordar. Várias idas durante a noite, somadas ao tempo que se demora para voltar a dormir, podem chegar a uma perda de sono significativa.


Mas, mais importante do que a perda de sono, esse padrão pode significar um problema de saúde. A micção em excesso durante a noite (chamada de noctúria) é um sintoma comum de várias doenças, inclusive de diabetes. Nos homens, uma próstata aumentada (problema que ocorre com a maioria dos homens à medida que envelhecem) geralmente é o problema. O aumento da próstata também pode ser sinal de câncer de próstata e deve ser avaliado imediatamente. Nas mulheres, infecções do trato urinário freqüentemente causam noctúria. A apnéia do sono também pode causar a doença.


Ingestão de álcool à noite também pode ser um fator causal de noctúria. E muitos medicamentos apresentam a noctúria como um efeito colateral. Como a ela tem muitas causas, é importante uma avaliação médica. Posteriormente, seu médico pode encaminhá-lo a um urologista ou a outro especialista.


Se você tiver que ir ao banheiro à noite, use o mínimo de luz necessária. Luz clara demais pode dificultar que você pegue no sono novamente. Se, para você, levantar à noite é freqüente, deixe sempre uma luz fraca acesa para não ter que acender nenhuma luz forte.


Próstata aumentada é uma conseqüência do envelhecimento, a qual pode causar insônia. Com a idade, os sistema reprodutor também muda. Amanhã  explicaremos como essas mudanças podem fazer você perder o sono. 






fonte-http://saude.hsw.uol.com.br

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário