Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Alimentação saudável para idosos

                                                                                              
                                         CONSIDERAÇÕES NUTRICIONAIS           


O grupo de pessoas com mais de 50 anos podem ser divididas em 3 grandes grupos: acima da meia idade (de 50 a 65); os jovens idosos (65 a 74) e os idosos (acima de 75).
Esta secção refere-se às necessidades nutricionais dos jovens idosos e dos idosos. O grupo considerado como "acima da idade média" insere-se na secção Alimentação Saudável na idade Adulta.

Os jovens idosos podem ainda ter cerca de 20 anos activos à sua frente, por isso manter-se em forma e saudável é o objectivo principal na alimentação. Os idosos são mais susceptíveis de desenvolverem doenças crónicas, o que significará um maior apoio. Este grupo é o que apresenta uma maior taxa de crescimento na sociedade e tem necessidades nutricionais muito específicas.
Contudo, os conselhos nutricionais devem ser baseados nas características individuais do idoso, e não na sua idade cronológica.


Necessidades Nutricionais



Os requisitos energéticos do organismo diminuem com a idade, particularmente se a actividade física é limitada. Contudo, o corpo continua a precisar da mesmas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, por isso é fundamental que os alimentos sejam densos e ricos do ponto de vista nutricional.


Gordura


Restringir a ingestão de gorduras, em especial gorduras saturadas (gorduras de origem animal) de modo a manter a saúde cardiovascular, continua a ser um excelente conselho para idosos que estão bem e em forma. Acima dos 75 anos de idade, a restrição de gorduras não é aconselhada da mesma forma. A restrição de gorduras não é definitivamente aconselhada para aqueles que são frágeis, sofreram uma quebra de peso, ou têm fraco apetite. De facto, nestas situações, gordura adicional pode ser usada para aumentar as calorias nas refeições de modo a ganhar algum peso.  


Fibras


Muitos idosos sofrem de obstipação e outros problemas intestinais. Para ajudar a minimizar estes problemas, o consumo de cereais, frutas e legumes deve ser encorajado, mas a ingestão exagerada de fibras não é a resposta, já que podem interferir com a absorção de outros nutrientes essenciais. Para ajudar os intestinos a funcionarem normalmente, é também muito importante beber bastantes líquidos, aproximadamente 6 copos por dia.

açúcar


Muitos idosos têm uma alta ingestão de açúcares; saber se isto é um problema sério depende da qualidade do resto da alimentação. Se a restante alimentação inclui alimentos dos principais grupos alimentares, não há uma razão para limitar algumas guloseimas. Na realidade, se existir perda de peso, estes alimentos podem ser recomendados para aumentar a energia e ganhar peso.




Ferro


A anemia é comum neste grupo etário. Uma fraca absorção de ferro, certos medicamentos e diluição sanguínea - juntamente com uma alimentação pouco saudável - podem ser causas de anemia. Assegure-se que a ingestão de ferro provém de carnes vermelhas e de fontes vegetais (cereais, frutos secos, legumes) todos os dias. A absorção é maximizada com vitamina C, por isso beba um copo de sumo de fruta às refeições.

Zinco



O zinco é necessário para manter o sistema imunitário saudável e para ajudar a sarar feridas. Carne e mariscos são boas fontes de zinco


Cálcio


A ingestão adequada de cálcio vai diminuir a taxa de descalcificação óssea, que começa a partir dos 30 anos e acelera consideravelmente nos anos seguintes. Alimentos ricos em cálcio, como lacticínios, devem ser consumidos todos os dias.


Vitamina D


A vitamina D é necessária para o metabolismo do cálcio, e a sua deficiência pode conduzir a deformação e amolecimento dos ossos. Muitos idosos têm uma reduzida exposição à lux solar (esta vitamina pode ser sintetizada através do contacto dos raios solares com a pele). Como precaução durante os meses de inverno, tome um suplemento de vitamina D (cerca de 10 mcg por dia).


Vitaminas B


A ingestão de vitaminas B pode ser muito baixa neste grupo etário, em especial se o apetite é fraco e a alimentação não é muito rica em vitaminas e minerais. Como forma de o prevenir, consuma alimentos de todos os grupos alimentares.Se é difícil sair de casa para ir às lojas, então talvez seja bom ter alguns alimentos básicos armazenados:
● Leite: Leite em pó ou pudins de leite
● Carnes e Peixe: Patés, pastas de carne de porco, salsichas, enlatados de sardinhas e atum
● Frutas e legumes: purés de batata em pó, sumos de frutas, fruta enlatada, leguminosos secos
● Bebidas: cacau, leite e sumos
● Outros: cereais, sopas, mel, picles, molhos, compotas
● Ideias para Congelar: refeições congeladas, legumes, pão, gelados, peixe, batatas para fritargestão de
                                                  
                                                          Alimentos a escolher


                                                                                            
Para atender às suas necessidades nutricionais, tenha como objectivo refeições regulares e uma alimentação variada, beber bastante água (pelo menos 6 copos de água por dia) e, tão importante como o resto, aprecie a sua alimentação.
Ideias para lanches rápidos e revigorantes:● Sanduíches de carne, bacon, queijo, manteiga de amendoim ou atum. Use vários tipos de pão. Adicione pickles e molhos.● Tostas mistas ou de frango, torradas, sardinhas, feijão, queijo, raviolis, esparguete ou ovos (bem cozinhados)● Biscoitos digestivos cobertos de queijo, frutos e iogurtes, sopas, bolo de iogurte, cereais


           Estes alimentos devem ser consumidos diariamente:


GRUPO DE ALIMENTOS
IMPORTANTE PARA
EXEMPLOS
Hidratos de Carbono Amiláceos
4 ou mais doses
Pão, arroz, batatas, massa, scones, bolos, etc
Frutas e Legumes
5 ou mais doses
Toda a fruta e legumes, cozinhados, crus ou em sumo
Leite e Produtos Lácteos
3 doses por dia
Leite, queijo e iogurtes. Idosos abaixo do peso ideal devem beber leite gordo, pelo menos um copo por dia.
Carne, Peixe e outras alternativas
2 doses por dia
Carne vermelha e fígado (para o ferro), aves, peixes, ovos, feijão
Gorduras e Açúcares
Depende do indivíduo
Se estiver abaixo do peso ideal, então uns excessos podem ser aplicáveis.





Problemas comuns
Idosos com baixos rendimentos, que vivem em lares ou que não possuem a dentição completa, são mais propensos a terem dificuldades nutricionais. A chave para os idosos, seja viverem em lares ou na sua própria casa, é manter a energia adequada e ingestão de nutrientes.
Dicas para uma alimentação rica em calorias:

● Açúcares e gorduras fornecem energia e ajudam a comida a saber bem. Use generosamente.
● Coma um ou dois doces à base de leite por dia, como iogurte, pudins, gelados, bolos variados, mas não estrague o apetite para outros alimentos
● Bebidas vitamínicas, que estão disponíveis nas farmácias ou alguns supermercados, podem aumentar a ingestão calórica, mas não substituir as refeições.
● Bebidas alcoólicas em pequenas quantidades podem aumentar o apetite. Verifique com o seu médico se estiver a tomar alguma medicação.


Se tiver um idoso no hospital, ou a viver num lar, e estiver preocupado(a) com a perda de peso do seu familiar ou amigo, fale com a enfermeira responsável.
Pergunte pelas refeições dadas aos idosos, e solicite que perdas de peso futuras sejam acompanhadas. Se continuar preocupado(a), fale directamente com um médico ou nutricionista.  


● Doenças
● Solidão ou depressão
● Menu monótono e sem criatividade
● Alimentos pouco familiares
● Texturas dos alimentos inapropriadas
● Falta de snacks e bebidas revigorantes
● Doseamento das refeições é insuficiente
● Falta de ajuda para alimentar o idoso
● Não existe acompanhamento médico de perdas de peso
● Não existe acompanhamento médico de perdas de apetite
● Qualidade das refeições - geralmente existe uma falat de alimentos frescos, baseando as refeições em alimentos congelados e de conveniência


Obesidade                                                                                                                                                           A obesidade, em qualquer idade, incluindo em idades avançadas, é indesejável, pois aumenta consideravelmente o risco de diabetes, dificuldades respirações e de mobilidade e problemas cardiovasculares.







ara aqueles que ganham muito peso, uma dieta rigorosa não é aconselhada, já que reduz a ingestão de nutrientes essenciais. Em vez disso, o saldo da ingestão alimentar deve ser alterado, reduzindo açúcar e alimentos gordurosos, enquanto aumenta pão, cereais, frutas e legumes.


Dificuldades em engolir
Se suspeitar que um parente idoso está com dificuldades de deglutição, contacte o seu médico. Problemas de deglutição podem surgir de alterações neurológicas, doença de Parkinson, ou na sequência de lesões na cabeça lesão ou de um acidente vascular cerebral.
m especialista da fala pode diagnosticar a gravidade do problema, e aconselhar sobre o tipo de texturas que o idoso melhor suporta, quer sejam purés, líquidos ou sólidos. No processo, deve envolver um nutricionista de modo a assegurar que a nova alimentação do idoso mantém todos os nutrientes que precisa.





Fonte-  http://www.alimentacaosaudavel.org


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário