Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Andropausa

É conhecida como menopausa masculina. Ocorre na faixa etária dos 50 anos, devido à diminuição do tamanho dos testículos . Porém, o quadro masculino não apresenta os mesmos tipos de alterações físicas. Entre as alterações hormonais mais comum está a redução dos níveis de testosterona, mas que não resulta na interrupção completa de sua capacidade reprodutiva. Há muitas diferenças entre a menopausa e a andropausa. Não existe uma faixa de idade mais comum para início dos sintomas e nem todos os homens apresentam este problema. Nos homens, estima-se que 21%, com idade variando entre 60 a 80 anos e, mais de 35% dos homens com mais de 80 anos, apresentarão sintomas da baixa hormonal.  conseqüente queda da produção de testosterona (hormônio sexual masculino).


Possíveis consequência 

  • Impotência sexual
  • Ejaculação precoce
  • Perda de memória
  • Câncer na próstata
  • Nervosismo
  • Insônia
  • Queda da libido(apetite sexual)
  • Perda de cabelo
  • Diminuição da massa muscular
  • Alterações no humor
  • Doenças cardiovasculares
  • osteoporose
 Quais os cuidados que o homem deve adotar nesta fase da vida? 
O sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo, são as condições de partida para o armazenamento da gordura concentrando-se na cavidade abdominal. Esta gordura armazenada, sequestra os hormônios masculinos, causando uma baixa da testosterona, além de liberar substâncias que têm poder irritativo e inflamatório nas paredes arteriais. No conjunto das alterações desencadeia-se uma pré-diabetes, ou uma diabete instalada, hipertensão, elevação do ácido úrico no plasma, uma sobrecarga cardíaca. 


 E qual o tratamento médico mais aconselhável para esta etapa da vida? Hoje, recomendamos a todos os homens que realizem uma consulta especializada urológica após os 40 anos de idade, com caráter preventivo, pois dados da literatura mundial mostram, que os níveis hormonais decrescem em média de 1 a 2 % ao ano, sendo que em 50% dos homens com mais de 50 anos estudados foi constatada baixa significativa da testosterona biodisponível, sem eles apresentarem queixas clínicas correlacionadas. Como a reposição hormonal é uma das terapias disponíveis, sem dúvida, a orientação médica especializada é indispensável. 


Exames 

Para verificar a chegada da andropausa, podem ser feitos testes de sangue, que medem o índice de testosterona, espermograma, que quantifica a produção de espermatozóides, além de exame urológico (mais conhecido como toque), densitometria óssea, para verificar osteoporose, e ecografia da próstata e abdome.

Como a testosterona é produzida
1- A hipófise, uma glândula do cérebro, libera os hormônios luteinizanante (LH) e o folículo estimulante (FSH).


2-  No testículo, o LH atua nas células de Leydig estimulando a produção da testosterona, o principal hormônio masculino.

2a-  O colesterol é o precursor da maioria dos hormônios sexuais. Nas glândulas, responsáveis pela produção dos hormônios, o colesterol sofre reações até virar testosterona.

2b-  A testosterona estimula a produção de espermatozóides nas células de Sertoli e o hormônio FSH controla a nutrição dos espermatozóides.

O problema na andropausa

Com a idade, a produção de espermatozóides diminui porque o processo de transformação do colesterol em testosterona não se realiza com eficácia.

Tratamento
Reposição hormonal


Deve ser feita com acompanhamento médico. Existem diversas formas de se repor o hormônio testosterona:

  • comprimidos por via oral
  • adesivos para pele
  • injeção intravascular
Todos os homens devem fazer a reposição hormonal na andropausa? 


Não. Cada caso requer uma conduta individualizada, a importância do exame 
preventivo fica clara. A avaliação correta requer uma série de exames laboratoriais e de imagens, e o tratamento, por vezes, requer a formação de uma equipe multidisciplinar, composta por urologistas,  clínicos gerais e endocrinologistas. Mas devemos lembrar que sem uma avaliação especializada poderemos estar estimulando outros males.


*Potenciais Benefícios da Terapia de Reposição Hormonal na andropausa:
- Restauração da massa óssea, força muscular e composição corporal;
- Restauração da libido e função sexual;
- Melhora do humor, da qualidade de vida e das funções cognitivas;
- Influência sobre o metabolismo de carboidratos e lipídeos.

*Riscos Potenciais do Tratamento de Reposição Hormonal na andropausa:- Exacerbação de doença prostática não diagnosticada;
- Policitemia;
- Aumento do risco de doença cardiovascular;
- Hepatotoxicidade;
- Piora ou aparecimento de apnéia do sono. 



Alimentação

O paciente precisa fazer alguma mudança na alimentação?


 A mudança dos hábitos alimentares, com a supressão dos açúcares, o equilíbrio entre os lipídios perda de peso, exercícios físicos regulares e o monitoramento dos índices hormonais, com ou sem a reposição destes, são a chave para o restabelecimento de um padrão de vida, onde a volta ao bem estar corporal, mental e sexual traz grande conforto e felicidade. Afinal, vários alimentos equilibram a produção dos hormônios e aumentam a resistência imunológica, mas no geral, não existe uma dieta única que possamos aconselhar para todos, mas sim orientar individualmente, baseados nas necessidades de cada um. 


Homens com dificuldades no sexo, estão entrando na andropausa? Não devemos caracterizar ou estigmatizar esta fase da vida, nem deixar de reconhecer nos adultos jovens as alterações provenientes das alterações metabólicas fruto das tendências de comportamento impostas, e sim, oferecer a possibilidade de recuperação, aliando consciência de auto-estima e cuidados preventivos, como a melhor arma para a longevidade com saúde e bem estar. 






Fonte-http://www.minhavida.com.br




    Artigos Relacionados

    0 comentários:

    Postar um comentário