Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dor Pélvica

A dor pélvica é um dos sintomas que mais atingem(e preocupam) a mulher , sendo responsável por quase um terço das queixas nos consultórios de genecologia. Suas causas. porém, não se restringem apenas aos órgãos genitais internos(útero, tubas e ovário) podendo envolver também o aparelho urinário (ureteres e bexiga), os intestinos, além dos ossos, articulações, músculos e nervos situado na metade inferior do tronco
    Por haver uma cetenas de causas para "a dor no baixo ventre", desvendar suas origem torna-se, algumas vezes, um verdadeiro desafio ao tirocínio clínico do médico, requerendo deste uma minuciosa investigação do problema.
  
   A maneira como se instala a dor (aguda, crônica ou clínica); suas intensidades ( forte ou fraca interferindo ou mesmo impedindo as atividades cotidiana; a forma como é percebida pela paciente (em pontada, em fisgada, em queimação, em peso, em cólica, etc.); sua relação com o período menstrual ( antes, durante ou após, ou no meio do ciclo); sua associação (ou não) com as relações sexuais; a presença (ou ausência) de outros sintomas como febre, corrimento vaginal, dificuldade para urinar, diarréia , prisão de ventre, aumento do volume abdominal, entre outros , fornecem aos médicos pistas valiosas sobre o órgão afetado orientando o raciocínio para o diagnóstico correto.

   Nas dores agudas ( de início súbito) e de intensidade progressiva, existe sempre a possibilidade de tratar-se de uma emergência cirúrgica ( apendicite, torção de isto ovariano, ruptura de uma gravidez tubária); hipótese esta a ser confirmada (ou não) pelo exame físico, e exames complementares que incluem: exames de sangue, urina, raio-x, utra-sonografia, tomografia, ou até mesmo, a ressonância magnética.
   
    As dores periódicas,  associadas a um determinado momento  do ciclo menstrual, podem ter significados variados que vão desde as conhecidas cólicas que acompanha o fluxo- e que atormentam a vida de 50% das mulheres em idade fértil-, até as que se apresentam  no meio do ciclo, em peso, que não duram mais de 48 horas, típicas e coincidentes com a ovulação.
   
As dores crônicas (de instalação lenta e com episódios recorrentes há mais de seis meses)  podem ter origem nas vísceras pélvicas, nas estruturas ósseas (articulação da coluna lombar) e na parede abdominal      ( hérnias).Duas entidades, porém, devem ser sempre cogitadas nesses casos: aderência e endometriose.
   


A dor pélvica crônica está entre os sintomas que mais afetam a qualidade de vida da mulher.




   Aderência( ou bridas peritoneais) são como cicatrizes internas que se formão após a inflamação dos tecidos(infecções ou cirurgia no passado). Essas cicatrizes como o próprio nome indica, fazem com que os órgãos vizinhos fiquem colados uns aos outros ( por exemplo o ovário adere  ao intestino; ou o intestino à bexiga ou á parede do abdome), provocando estiramentos, compressões locais e...dor.
   
    A endometriose, por sua vez, resulta na implantação de um tecido semelhante ao que forma o interior do útero (endométrio) em lugares onde, em princípio, ele não deveria existir, como na superfície dos ovários , atrás do útero, etc. Como o endométrio, este tecido sangra durante as menstruações provocando, tumores,císticos e...aderência(!) Classicamente, a dor da endometriose é clínica inicia-se antes da menstruação e se intensifica com a chegada desta(sangramento). A cada ciclo a dor é mais intensa. Com o passar do tempo ela pode se tornar continua, sendo agravada pelas relações sexuais.

    Na maioria das vezes a causa da dor pélvica da mulher pode ser esclarecida clinicamente; isto é, por meio das informações prestadas pela paciente, pelas evidencias encontradas no exame físico e pelo resultados dos exames complementares (sangue, urina, utra-som etc.). A natureza, porém, caprichosa me algumas ocasiões pois o fenômeno doloroso , por ser subjetivo nem sempre provoca alterações nos exames. nesses casos, a videolaparoscopia ( um procedimento diagnóstico e terapêutico. no qual se observa diretamente a cavidade abdominal por meio de uma microcâmera) é de inestimável valor na investigação.
  


   Por ultimo, não podemos deixar  de mencionar a dor de origem psicossomática - expressão sutil de profundos conflitos emocionais que povoam as inúmeras vertentes da condição feminina - que requer especial atenção dos ginecologistas




Fonte- http://www.drcarlos.med.br

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário